O que é Fotofobia, causas, sintomas, tratamento, tem cura?
A fotofobia é a sensibilidade ou intolerância à luz, podendo ser provocada pela luz natural ou artificial. Não é uma doença, mas sim um sintoma. Proporciona um grande desconforto nos olhos de quem sofre com essa condição.
Ela ocorre quando as células fotossensíveis da retina não suportam o excesso de luz, o que resulta no surgimento de outros sintomas.
Todas as pessoas apresentam certa sensibilidade à claridade, pois existem diferentes graus de fotofobia. No entanto, para as pessoas acometidas por outras patologias, o desconforto deste sintoma é mais intenso.
Além disso, é comum que a fotofobia apareça como sintoma de doenças oftalmológicas como a catarata, conjuntivite, glaucoma, uveíte, olhos secos, entre outras.
Essa aversão à luz pode ser mais comum em algumas pessoas do que em outras, como é para quem tem os olhos claros (azuis ou verdes). Elas possuem maior sensibilidade a claridade devido a menor pigmentação.
Um dos fatores determinantes da intensidade da fotofobia é o tamanho da pupila. Quando maior a pupila, maior a chance de ter o sintoma.
Existem formas de prevenção e, em alguns casos, quando se trata a doença subjacente, a fotofobia desaparece.